O Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella (HRR/IEG), unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) é referência para o atendimento de média e alta complexidade para os 19 municípios da região sul de Mato Grosso. São eles: Rondonópolis, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoreo, Primavera do Leste, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.
Em oito anos de gestão o Irmã Elza Giovanella foi a primeira unidade hospitalar da região sul de Mato Grosso capaz de prestar atendimento de média e alta complexidade em saúde, pelo SUS, tendo sido provido, logo no início do Governo, com 10 Unidades de Terapia Intensiva, todas totalmente equipadas.
A diretora geral do hospital, Rosana Zucato Juliani, explicou que o Hospital Regional de Rondonópolis "trabalha com a assistência pública especializada, acordada com os princípios do SUS, em apoio diagnóstico, internação e emergência nas áreas de média e alta complexidade de forma a garantir um atendimento de excelência e aumentar a oferta de serviços, sempre respeitando os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".
Atualmente o Irmã Elza Giovanella oferece os serviços de Angiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Proctologia, Urologia, Atendimento de Medicina Ocupacional, Laboratório de Análises Clínicas, Radiologia, Ecocardiografia, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia, Endoscopia Digestiva Alta, Endoscopia Laringe Nasal, Colonoscopia, Retossigmoidoscopia, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Hemoterapia (Agencia Transfusional), Educação Continuada, Nutrição e Dietética. Além disso, o hospital contrata serviços conveniados para atender necessidades de Nefrologia da região.
NÚMEROS EM 2010
No segundo semestre de 2009 o HRR Irmã Elza Giovanella passou por reorganização dos setores de Recursos Humanos, Infraestrutura e Equipamentos o que possibilitou atividade incrementada durante o ano de 2010.
Foram, em 2010, realizadas 4.248 internações, 3.684 cirurgias realizadas, 33.360 casos de atendimento ambulatorial e 11.856 casos de atendimento em Emergência até novembro de 2010. Para apoiar esse atendimento foram realizados 102.504 exames laboratoriais, 26.688 Radiologias, 1.212 Ecocardiografias, 5.784 Ultrassonografias, 2.208 Mamografias, 1.392 Tomografias e 1.752 Endoscopias Digestivas Altas.
"Para realizar todo esse serviço foi necessário qualificar os trabalhadores do Hospital Regional de Rondonópolis com estratégias de prevenção, promoção e ensino-aprendizagem, capacitando, valorizando e integrando a efetivação da gestão, o que incluiu a participação dos profissionais do Hospital Regional com a população usuária do SUS. Nesse sentido foi vital o trabalho do setor de Educação Continuada, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso", lembrou Rosana Zucato.
Em 2010 os trabalhadores do Hospital Regional de Rondonópolis participaram de 79 cursos de educação continuada, 02 cursos de Pós-graduação, 01 curso técnico de Enfermagem (com 61 participantes), participaram de 1.412 estágios e realizaram ações de prevenção e promoção à saúde que envolveram um total de 2.961 participantes.
READEQUAÇÃO DE SERVIÇO
No dia 1º de dezembro de 2010 o Hospital Regional de Rondonópolis implantou o Pronto Socorro Infantil para atendimento de Média Complexidade aos 19 municípios da região sul. Os serviços são demandados pelos Prontos Atendimentos dos municípios e regulados pela Central Estadual de Regulação ou pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192). Os casos que necessitam de maior complexidade são encaminhados para o Hospital Regional do Estado.
Para atender a todas as crianças da região sul que necessitam dos serviços de maior complexidade em Saúde, o Estado, em parceria com o Consórcio Regional de Saúde, contratou uma equipe de Pediatras e reorganizou a escala de Pediatria com plantões presenciais na garantia do atendimento e ainda conta com médicos especialistas para os casos mais graves.
Segundo Rosana Zucato "está previsto no Plano Plurianual de Trabalho (PPT) de 2011, valor de R$ 3,6 milhões para construção do Centro de Ortopedia e reforma e ampliação dos serviços cirúrgicos, pediátricos e de Clinica Médica a fim de adequar o Hospital Regional de Rondonópolis à realidade da população da região". O Hospital foi construído em 1980 para atender, até o ano 2000, a uma população de 150 mil habitantes. Hoje, em 2010, atende a uma população de 450 mil habitantes.