PUBLICIDADE

Cuiabá: 26% das crianças se expõem ao sol forte

PUBLICIDADE

Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) e coordenada pelo biólogo Vagner Coelho, revelou que 26,8% das crianças entrevistadas ficam expostas ao sol no horário das 12h às 15h, ou seja, no horário de maior incidência do raio ultravioleta. Conforme os dados, 49,5% ficam expostos ao sol pelo menos uma hora por dia. A maior preocupação da Saúde, revelada na pesquisa, é que 57,9% não utilizam protetor solar e 66,8% disseram que nem costumam usar boné, nem chapéu para se proteger do sol.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de auxiliar os técnicos a traçarem o perfil dos alunos e nortear as ações de prevenção da secretaria Municipal de Saúde. Participaram 190 crianças de faixa etária de 9 anos a 13 anos e acima de 13 anos, sendo 108 do sexo feminino e 80 do sexo masculino.

O estudo mostrou ainda, que a maior parte das crianças desconhece as consequências graves da exposição demorada ao sol como a incidência de câncer de pele, catarata, envelhecimento precoce, queratose actínica (feridas na pele).

A preocupação é devido à chegada do verão que teve início nesta terça-feira (21), em todo o território brasileiro. A previsão durante este período, é que o sol fique mais intenso, apesar de que na Capital mato-grossense o céu amanheceu encoberto por nuvens. Mesmo assim, a Vigilância em Saúde Ambiental de Cuiabá informa que a tendência do nível de radiação solar é aumentar. Por isso, a equipe coordenada pelo biólogo da SMS, Vagner Coelho, realizou uma pesquisa nas escolas municipais, através do Projeto Sol amigo ou Vilão, para entender o comportamento dos estudantes frente aos meios de proteção contra os raios UV e seus efeitos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE