sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Aids mata 209 jovens em Mato Grosso em duas décadas

PUBLICIDADE

Nos últimos 21 anos, 209 jovens entre 15 e 24 anos morreram por causa da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em Mato Grosso. A ascensão da doença nesta faixa etária preocupa, pois são pessoas mais suscetíveis ao relacionamento com vários parceiros e ao consequente risco da contaminação. No Dia Mundial de Luta contra à doença, ações de prevenção e educativas para combate à discriminação serão realizadas no Estado.

A coordenadora estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, Marlene Plaster, evidencia que apesar de estarem alerta ao uso da camisinha em relação a adultos e idosos, ainda há 39% dos jovens entre 15 e 24 anos que deixam de usar camisinha na primeira relação sexual. O índice foi apurado em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (MS) com jovens de todas as regiões brasileiras em 2008 e aponta que o uso diminuiu ao longo da vida sexual. De acordo com apenas 31% dos entrevistados, não houve uso do preservativo em todas as relações sexuais dos últimos 12 meses feitas com parceiro fixo. “Os dados mostram que eles se expõem mais e têm mais parceiros ocasionais”, analisa Marlene.

Doze por cento dos registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no Estado, estão concentrados entre adolescentes e jovens na série histórica. Em virtude do dado, Marlene diz ser importante a reflexão entre os jovens sobre o comportamento sexual.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE