A Fiagril lança amanhã à noite (4), às 19h, no Ki Legal, o projeto Novo Óleo, com objetivo de reciclar o óleo de cozinha saturado, transformando-o em biodiesel, já que estudos compravam que apenas um litro do produto contamina milhares de litros de água. A coleta de óleo usado será feita em restaurantes, lanchonetes, bares, demais empresas e também nas residências.
Para participar é necessário que as donas de casa, armazenem o óleo de cozinha usado em garrafa pet, juntando pelo menos dois litros, e liguem para o disque-óleo 3535-1150 pedindo o recolhimento. Um cadastro será feito para que cada dois litros sejam trocados por um cupom. Quem juntar três cupons vai poder trocar por um frasco de 900 ml de óleo novo, que poderá ser retirado na central de recolhimento da Fiagril, na avenida das Itaúbas (próximo a Catedral).
Bares, lanchonete, restaurantes e demais comerciantes que aderirem ao projeto ganharão o certificado “Estabelecimento Amigo do meio Ambiente” e um kit de limpeza para 50 litros.
Ainda para incentivar o recolhimento de óleo usado e não ser descartado, Fiagril e a cooperativa Sicredi definiram que vão sortear, dez contas-poupanças no valor de R$ 500 cada, em junho de 2011. Cada usuário domestico poderá entregar no máximo 12 litros de óleo usado por mês.
O gerente de comunicação da Fiagril, Neri Malheiros, informou, ao Só Notícias, que a meta é recolher, a médio prazo, 10 mil litros/mês de óleo usado, que serão levados para Lucas do Rio Verde e usados na fabricação de biodiesel. O projeto está em funcionamento, em Lucas, desde 2009, sendo recolhidos mensalmente 4 mil litros.
(Atualizada às 15:28h)