sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mais de 90 cidades de MT estão sem vacinas contra meningite

PUBLICIDADE

Setenta por cento (98) dos municípios de Mato Grosso estão sem vacina contra a meningite tipo C para imunizar crianças de 3 meses a 1 ano e 11 meses de idades. O déficit é de 60 mil doses, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que recebeu apenas 30 mil na primeira remessa de outubro. O Ministério da Saúde (MS) alega que a falha na distribuição ocorreu devido à falta de bobinas de gelo, necessárias para o armazenamento das vacinas durante o transporte. A previsão é que somente nas próximas semanas nova remessa seja enviada para cobrir o restante do Estado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso, Siriana Maria da Silva, afirma que novo pedido foi feito junto ao MS, mas a data não é fixa. “Pelo menos 2 vezes por mês recebemos vacinas, vamos enviar às regionais de saúde assim que recebermos.”

A cobertura hoje em Mato Grosso é de apenas 43 municípios. Porém, mesmo nas cidades contempladas há déficit de doses. Várzea Grande recebeu remessa de 3 mil doses da vacina, mas possui aproximadamente 8 mil crianças na faixa etária de recebimento da dose. A enfermeira de imunização de Várzea Grande, Marta Teresinha Frizon, diz que a quantidade não influenciará neste momento, já que se trata da inserção da vacina no calendário e não de uma campanha com prazo para término. Analisa ainda que na cidade não há suporte para armazenamento em geladeira entre 2 e 8 graus Celsius de todas as doses de uma única vez. “Os pais vão trazendo gradativamente e esperamos receber nova remessa até que essa acabe.” A distribuição das doses às unidades de saúde em Várzea Grande aconteceu ontem e a vacinação inicia hoje.

Na Capital a vacinação nas 84 unidades de saúde só começará a partir do dia 10 de novembro. A coordenadora de Vigilância de Doenças, Agravos e Eventos Vitais de Cuiabá, Ivonete Fortunato, diz que os enfermeiros e técnicos irão primeiro passar por um treinamento, marcado para os dias 4 e 5 de novembro e em seguida as vacinas serão distribuídas. A quantidade para Cuiabá também não é suficiente para atender aproximadamente as 18 mil crianças na faixa etária entre 3 meses e menores que 2 anos de idade. Somente 10 mil doses foram recebidas na primeira remessa.

Os 43 municípios que possuem doses são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Jucimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro, Cáceres, Araputanga, Curvelândia, Glória D”Oeste, Indiavaí, Lambari D”Oeste, Mirassol D”Oeste, Porto Espiridião, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Santo do Céu, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Arenapólis, Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE