PUBLICIDADE

Sorriso: 60 pessoas passam por cirurgias gratuita de catarata e pterígio

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento proporcionou, através de parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires conseguiu, que fossem feitas 60 cirurgias de catarata e pterígio, somente nesta semana. Os pacientes foram atendidos em Cuiabá. Ontem, o ônibus da saúde levou 30 pacientes e outros 30 irão hoje para o Hospital dos Olhos onde as cirurgias estão sendo realizadas. De acordo com o secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, até o final deste ano a fila de espera deve acabar.

“Desde 2009 referendamos compra de cirurgias junto a rede privada de saúde, buscando atender o grande número de pacientes que há tempo estavam no aguardo deste atendimento. Conseguimos com o Consórcio e agora estarão faltando apenas de 40 pessoas na fila para catarata, número que devemos zerar até dezembro”, afirmou Ednilson.

A catarata é a turvação progressiva do cristalino que interfere na absorção da luz que chega a retina, causando uma visão progressivamente borrada. A leitura fica mais difícil e dirigir um carro pode se tornar perigoso. O portador de catarata pode se sentir incomodado por luz forte ou ver halos ao redor das luzes.

A doença atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no mundo 160 milhões de pessoas tenham a doença. No Brasil são 2 milhões e surgem 120 mil novos casos ao ano.

O pterígio é um tecido carnoso que cresce sobre a córnea. Esta lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão. O pterígio se localiza com maior frequência sobre o ângulo nasal do olho, porém pode aparecer no ângulo externo.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE