PUBLICIDADE

Mato Grosso apresenta Programa Vigiar em Portugal

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso obtém novo destaque junto à comunidade cientifica que desenvolve pesquisas relacionadas à poluição atmosférica. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental foi convidada a apresentar O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada á Qualidade do Ar (Vigiar/MT) no "International Congress Environmental Health" (CISA 2010), que ocorrerá no período de 4 a 6 de novembro, na cidade de Coimbra – Portugal.

O trabalho já selecionado para apresentação oral tem como tema "Influência dos focos de calor na saúde da população do município de Tangará da Sera, de período de 2006 a 2009". Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Wagner Luis Peres, o trabalho possibilita o entendimento acerca dos problemas ocasionados pela poluição atmosférica resultante das queimas de biomassa, contribuindo no nível estadual para ao subsídio de políticas públicas de saúde voltadas para a proteção da saúde da população exposta bem como, no nível local, para que os gestores municipais de saúde possam organizar sua rede de saúde para acolhimento da população quando necessário.

Wagner Luis Perez, ressaltando a importância do convite, disse que o International Congress Environmental Health congrega comunidade científica que vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à poluição atmosférica e sua relação com os agravos respiratórios da população exposta, principalmente em locais em que as queimadas oferecem maior risco à saúde da população".

Nesta edição do evento, o Brasil destacou-se com a aprovação de cinco trabalhos, sendo Mato Grosso um dos selecionados, além do Distrito Federal, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

O Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada á Qualidade do Ar foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como experiência bem sucedida tendo sido premiado pela formatação do Boletim VIGIAR/MT em 2008 e, de lá para cá, em varias outras ocasiões.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE