PUBLICIDADE

Após 18 anos Sinop usará novo larvicida contra Aedes Aegypti

PUBLICIDADE

Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rodonópolis e Sinop são os cinco municípios que deixarão de utilizar o larvicida temefós no combate as larvas do mosquito Aedes Aegypti. O novo larvicida recomendado pelo Ministério da Saúde é o diflubenzuron. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Cesário Alves Rocha, o temefós foi utilizado em Sinop por 18 anos e, em março, foi constatado que algumas larvas estavam resistindo. Cesário disse, ao Só Notícias, que o novo larvicida será utilizado no final de outubro, pois é necessário esperar a finalização do programa onde serão inseridos os dados de utilização. A Secretaria de Saúde de Sinop já recebeu 12 kg do produto e, segundo Cesário, para cada mil litros de água é usada uma grama do diflubenzuron.

O produto será utilizado em bocas de lobo, valetões, caixas d`água e em locais onde as larvas são encontradas. Dados da secretaria apontam que cerca de 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos imóveis, lixos que acumulam água (latinha, tampinha de garrafa, pneus, em calhas, em vasos de plantas e caixas d`água descoberta). Cesário recomenda que a população redobre a atenção para que durante o período de chuvas, que está se aproximando, não haja uma infestação do mosquito. O coordenador disse também que as multas continuarão sendo aplicadas. Desde março foram mais de 200. O valor é de 100 UR (Unidade de Referência), representando R$ 162.

Conforme Só Notícias já informou, dados da Secretaria Estadual de Saúde, apontam que, de 1° de janeiro até agora, em Mato Grosso, foram notificadas 41.524 pessoas com dengue (2,7 mil a mais que o mesmo período de 2009). Até o momento, foram confirmadas 50 mortes e outras 9 estão sob investigação. Sinop tem 9 mortes, sendo 8 confirmadas e uma sob investigação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE