A avaliação dos bens inventariados, um passo importante para a regularização e aprimoramento da gestão patrimonial dos bens móveis e imóveis da prefeitura de Mutum está na fase final. O levantamento patrimonial foi realizado por uma equipe de profissionais coordenada pelo departamento de economia da Universidade Federal de Mato Grosso, com método comparativo com preço de mercado, bem como por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, e a avaliação será ratificada por uma comissão de servidores nomeados para a realização deste trabalho.
O levantamento e conferência dos bens começou em fevereiro de 2024 e terminou semana passada, sendo registrados 39.452 bens móveis, 1.531 imóveis e 274 de uso comum, e neste momento restam pequenos ajustes para que todo processo seja concluído.
A avaliação revelou que 14,9% dos ativos estão em excelente estado de conservação, 59,5% em bom estado, 20,1% em estado regular e precisam de planejamento para substituição no prazo médio, enquanto 5,5% estão em péssimo estado e precisam ser substituídos.
“Essas informações atualizadas e consistentes são cruciais para a tomada de decisões assertivas. Por isso, é essencial realizar o inventário anualmente, ou pelo menos sua atualização, para garantir que as informações registradas no balanço sejam fidedignas”, avalia o secretário de Administração, Ildo Faccio, ao analisar que o inventário patrimonial é a base de uma gestão eficiente e transparente.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.