Pouco mais de 250,3 mil crianças com até quatro anos já foram vacinadas na segunda etapa da campanha contra poliomielite em Mato Grosso. O número corresponde a 95,23% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 262,9 mil. A campanha termina oficialmente, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira, porém, em alguns municípios, os trabalhos continuarão sendo desenvolvidos.
O número de imunizados nesta etapa – cujo slogan “não vai esquecer a segunda dose, hein?” reforça a necessidade da gotinha – já superou a quantia registrada na primeira etapa da campanha, realizada em junho. Na ocasião, foram 228 mil crianças vacinadas, o que corresponde a 86,7% da meta. No país, a segunda etapa já alcançou aproximadamente 14,3 milhões de crianças.
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.