As primeiras chuvas no Estado amenizaram temporariamente o calor em muitas regiões. Porém, o sol forte e a baixa umidade ainda devem permanecer sobre Mato Grosso nos próximos dias. Hoje, por exemplo, a umidade do ar fica muito baixa nas horas mais quentes do dia em áreas de Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal.
Amanhã, o ar seco cobre todas as áreas de Centro-Oeste do País. No oeste de Mato Grosso, as nuvens aumentam, mas o sol aparece e não chove. O ar seco que cobre a região dificulta a formação de nuvens carregadas nas demais áreas, com isso não há condições para chuva e a umidade fica baixa durante à tarde.
Ontem, por exemplo, em Cuiabá as temperaturas alcançaram a máxima de 40° e a umidade relativa do ar ficou muito baixa, alcançado 13%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde. Neste final de semana, as temperaturas na capital deve atingir a mínima de 21° e máxima de 39°.
Em Sinop e cidades da região, as temperaturas podem variar entre 20° e 38° e, nos horários mais quentes, a umidade pode alcançar a média de 30%.