A segunda etapa da campanha contra paralisia infantil já atingiu pouco mais de 60% do esperado desde o dia D da campanha, realizada no final de semana. O percentual corresponde a 3,3 mil crianças, com até cinco anos, que receberam a gotinha. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 5.579 crianças sejam imunizadas. Do total vacinado, até agora, pouco mais de 750 têm menos de um ano ( para esta faixa etária a meta é de 1.037) e, outras 2,6 mil tem entre 1 e 4 anos (a meta é de 4.542). Os números são do ministério e foram atualizados ao fim do dia D. A campanha continua sendo realizada e as doses estão disponíveis em todos os postos de saúde.
Em Sinop, conforme Só Notícias informou, 6,7 mil crianças (60% da meta) já receberam a dose. No Estado, foram pouco mais de 113 mil.
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.