A Secretaria de Saúde encerrou, sábado à tarde, na praça da Juventude, as comemorações ao Dia Nacional da Saúde. Com o apoio dos acadêmicos de duas faculdades e da Secretaria de Esportes foi realizado o Circuito de Saúde como aferição de pressão arterial, pesagem e medidas e testes de glicemia além de atividades esportivas. Foram atendidas mais de 200 pessoas. No circuito 78 delas tiveram a oportunidade de participar de serviços gratuitos de saúde. Sem contar às pessoas que participaram dos esportes, voleibol, jamp, e outros.
Para o secretário Ednilson Oliveira e a coordenadora de Educação e Saúde, Ivanilde Martinello, a intenção foi levar serviços, ações da secretaria a população, além de trabalhar a prevenção e oferecer qualidade de vida. “Hoje, a secretaria reforça isso trabalhando com o lema e política de governo ” Nossa melhor receita é o Amor “, destacou Ednilson.
Conforme a coordenadora do curso de enfermagem de uma faculdade, Maristela Cuchi, participar ativamente de ações sociais é um dos requisitos para a formação. “Estas ações de extensão, como esta parceria com a secretaria de saúde devem estar voltadas para a formação profissional do aluno, num espaço de exercício da cidadania e da produção e troca de conhecimento”, disse.
A coordenadora destaca ainda que a participação dos acadêmicos de enfermagem nestas atividades é extremamente importante para o sucesso do processo de aprendizagem. “A busca constante de prevenção em saúde é essencial à comunidade e a Academia tem um papel relevante neste processo”.
Os acadêmicos também conduziram as atividades esportivas. De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, Marcio Bagani, eles tiveram a oportunidade de colocar em prática o que apreendem na teoria em salas de aulas. ” Trabalhar o esportes com a saúde valoriza a prevenção é que buscamos”, reforçou o professor.