PUBLICIDADE

Segunda fase do Sorriso sem Dengue nas escolas começa dia 5

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde lança, no próximo dia 5, no auditório Flor do Cerrado, a segunda fase do projeto Sorriso sem dengue-circuito escolar que será feito em mais de 40 escolas das redes pública e privada, que receber kits com jogos pedagógicos e material orientativo para trabalhar o combate a dengue dentro das escolas. De acordo com a coordenadora de Educação e Saúde, Ivanilde Martinello, a ideia é qu,e a partir do dia 20 de agosto, cada escola que receber os kits faça o dia D de combate a dengue. "O trabalho vai ser feito de acordo com as condições e a criatividade de cada equipe escolar. Desenvolver atividades com as crianças e professores para chamar a atenção da comunidade quanto à importância de se combater o mosquito são iniciativas que fazem a diferença no combate ao mosquito da dengue", concluiu Ivanilde.

A Vigilância Epidemiológica aponta que, de janeiro a julho, foram notificados 819 casos de dengue em Sorriso. Para a coordenadora Elaine Siqueira, o maior problema ainda esta sendo o descuido da população dentro da sua própria casa e com o lixo. "Água parada em vasos de plantas, lixo jogado em terrenos baldios, são exemplos onde temos encontrado de 4 a 5 focos por semana de dengue neste período" destaca a coordenadora.

 

 

"A participação da população é importante no combate à doença, pois para evitar que o mosquito se prolifere os cuidados têm que ser diários", acrescenta. A coordenadora orienta que as caixas d"água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água devem estar totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Além disto, cada morador deve ser remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas, e nunca deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

 

No caso dos vasos de plantas, a coordenadora alerta que todos devem ser completados com areia até a borda. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas

A secretaria de Saúde vem desenvolvendo junto às escolas do município o projeto Sorriso sem Dengue – Circuito Escolar, realizando diversas atividades com os alunos para conscientizar a comunidade com relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti.

No primeiro semestre de 2010 foram atendidas todas as escolas de ensino infantil .

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado destina nova leva de medicamentos para a saúde na capital

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de...

Ministério atualiza casos de dengue, chikungunya e zika em Sinop e Sorriso

O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes...

Centro de Assistência Psicossocial de MT realizou 23 mil atendimentos ano passado

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho,...
PUBLICIDADE