Pouco mais de 13,5 mil cães e gatos deverão ser vacinados contra a raiva animal em Alta Floresta. A campanha começa nesta sexta-feira e será realizada até setembro. Inicialmente, as vacinas serão aplicadas na zona rural. “Estaremos uma vez por semana, toda sexta-feira, em uma comunidade diferente”, explicou, ao Só Notícias, a gerente da vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Cristina Souza Domingues.
As vacinas na zona rural serão aplicadas, anualmente, no mês de agosto. Na área urbana, a campanha deve começar no dia 17 de setembro. “Será nos postos de saúde, nas associações e nos pátios das escolas”, explicou. Ano passado, a meta de imunizar 12,6 mil animais foi atingida em outubro, no entanto, a campanha foi até novembro.
Em Sinop, conforme Só Notícias informou, a vacinação começará a ser desenvolvida em setembro. A expectativa é de imunizar 25,5 mil animais (21,2 mil cães e 475 gatos). Já no Escritório Regional de Saúde do município (14 cidades), a estimativa é vacinar cerca de 72 mil animais.
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.