O setor da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde deve começar, nos próximos dias, a organizar os trabalhos de força tarefa para combater a proliferação da dengue no período chuvoso. Os trabalhos começam em setembro e, segundo o coordenador do setor, Claudiomiro Vieira, devem ser focados no recolhimento de lixos que proporcionam procriação do mosquito transmissor.
“Os trabalhos devem iniciar em setembro com recolhimento de sacolas, garrafas, lixos que são jogados, principalmente, em áreas verdes”, explicou, ao Só Notícias. Neste ano, as atividades foram desenvolvidas até abril. Enquanto não inicia, são mantidas ações como divulgação das formas de prevenção e o recolhimento de pneus. “Estas são ações ininterruptas”, destacou.
Este ano, segundo Claudiomiro, começou com “epidemia” da doença, no entanto, foi diminuindo a cada mês. Neste ano, a média de casos contabilizados é de aproximadamente 400, o que, segundo o gerente, é semelhante ao ano anterior. Neste mês, houve cinco notificações de suspeitas. Em junho, foi registrada apenas uma notificação.
Conforme Só Notícias já informou, em maio foram cerca de sete casos da doença. Em abril foram 10. Já em janeiro, foram registrados mais de 200 casos.