As equipes envolvidas com a campanha de coleta de sangue, realizada sábado em Nova Mutum, conseguiram mobilizar 113 pessoas que compareceram ao PSF Colina e doaram sangue. Ao todo, foram coletas 92 bolsas aproveitáveis. Algumas pessoas que compareceram não puderam doar porque não atendiam alguns dos requisitos necessários. "São os que qnão passam pela avaliação no ato da doação", observa a bioquímica Mara Sandra Freitas da Silva, responsável pela Agência Transfusional de Nova Mutum.
O sangue coletado na campanha foi encaminhado para Unidade de Coleta e Transfusões, onde fica armazenado, em câmara fria, até o retorno dos resultados das amostras encaminhadas a Cuiabá para o realização da sorologia. "Só depois da chega do resultado dos exames é que será disponibilizado para ser utilizado", explica.
Quando estiver liberado para utilização, a unidade de Sorriso encaminha aos municípios de abrangência, incluindo Nova Mutum, quando for solicitado. "O sangue pronto para ser utilizado fica estocado lá e na medida em que necessitamos fazemos a solicitação", reitera a bioquímica.
Apoiando pela segunda vez o evento, a ADM teve 10 de seus 17 funcionários trabalhando voluntariamente na recepção dos doadores e entrega de lanches após a coleta. A empresa ainda custeou a alimentação de todos os profissionais de saúde e voluntários envolvidos e presenteou os doadores com bonés. Em 2009, foram coletadas 98 bolsas de sangue utilizáveis para transfusões e, para este ano, a meta é atingir 130 bolsas.