PUBLICIDADE

Sinop: Hemocentro cadastrará doadores de medula óssea

PUBLICIDADE

Equipes do Hemocentro de Mato Grosso e do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) estarão, na quinta e sexta-feiras em Sinop, na Unidade de Coleta de Sangue de Sinop (UCT), para cadastrar doadores voluntários de medula óssea. A UCT fica anexa ao Pronto Atendimento. As pessoas que têm a intenção de serem doadores devem levar documentos, das 7h às 16h.

O REREME tem, em média, 900 pacientes cadastrados portadores de leucemias e outras doenças do sangue, para os quais a única alternativa de cura da doença é o transplante de medula óssea, que é a matriz do sangue que contém as células tronco que dão origem a componentes como glóbulos brancos e plaquetas. A medula esta localizada na cavidade interna de vários ossos.

O transplante de medula óssea é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a leucemia, em crianças com doenças genéticas ou nos casos de aplasia de medula, linfomas, anemias graves e imunodeficiências congênitas, além de outras 70 doenças relacionadas ao sistema sangüíneo e imunológico. A maior dificuldade encontrada para realização do transplante de medula óssea é a compatibilidade. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar de 1 para 100 mil doadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE