A prefeitura criou a Comissão Técnica para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos com objetivo principal de discutir o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos no município. A comissão tem como presidente a bióloga, especialista em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente, Fabiana Leite, e representantes de todas as secretarias municipais. De acordo com o secretário de Governo Ari Genésio Lafin, que é membro, estão sendo discutidas estratégias para a coleta seletiva, a reciclagem, eficiência e eficácia dos serviços de limpeza pública, além de medidas eficazes para o tratamento e a destinação adequada dos resíduos urbanos, comerciais, industriais e rurais.
Como primeiro ato, a comissão está trabalhando na organização, fortalecimento e inserção social dos catadores cooperados da COOPEMAR”S, visando a adequação operacional da frota e de pessoal. “Vamos, inicialmente, fortalecer a cooperativa e, posteriormente trabalhar de forma educativa com a população a questão do armazenamento correto dos resíduos e a coleta seletiva. Estas são ações que estaremos implantando no decorrer deste ano, visando melhorar ainda mais o trabalho prestado pela Administração Municipal”, explica Ari.
Entre outros assuntos discutidos pela comissão, todas as sextas-feiras, estão a coleta dos resíduos sólidos secos, a estruturação do aterro sanitário e a efetiva inserção da educação ambiental em todos os setores públicos e privados.