PUBLICIDADE

MT tem 3 mil na fila esperando transplantes

PUBLICIDADE

Três mil pessoas em Mato Grosso necessitam de um transplante renal, mas o Estado ainda não está habilitado para fazer esse procedimento. Todos os casos são enviados para São Paulo, estado referência no atendimento. A mãe de Thommylee de Moraes, Adriana da Silva Cruz, pretende ser a doadora do garoto. Não há previsão para a operação.

Paulete Dossena Grando, do Centro Nefrológico de Cuiabá (Cenec), destaca que o transplante de rim é muito complexo e necessita de uma equipe ampla. "Mato Grosso não tem uma quantidade de profissionais. Não é qualidade que falta, é a quantidade".

Para que o paciente possa fazer esse transplante, o Sistema Único de Saúde (SUS) paga a passagem do transplantado. O pedido deve ser solicitado à clínica onde é feito o tratamento, que encaminha ao Ministério da Saúde. "As crianças, pela nova portaria (de outubro de 2009), são prioridades".

Dossena lembra que a legislação brasileira atesta o portador de insuficiência renal crônica como um deficiente físico, por isso lhe cabe todos os direitos. "Apesar dele aparentar estar bem, não faz atividade laboral".

Justiça – Em janeiro do ano passado, o Tribunal Regional Federal (TRF) considerou uma concursada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), portadora de insuficiência renal crônica, como deficiente física.

Nesse caso, a junta médica do Ibama desconsiderou ela uma deficiente, por isso não foi nomeada. Ela passou na quarta colocação. Após a rejeição do Ibama, ela entrou com uma ação no TRF e conquistou o direito de trabalhar.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE