Dois focos de malária foram identificados, em Lucas do Rio Verde, somente esta semana. Um na região dos Macucos e o outro no bairro Pioneiro. Para o coordenador de Endemias, Ademir de Oliveira, a preocupação é grande porque pela primeira vez a doença foi registrada em um bairro residencial. “Está nos preocupando muito porque a malária chegou ao Pioneiro, coisa que não é normal, principalmente nessa época de seca. Normalmente a doença aparecia nas chácaras ao redor do Rio Verde, mas nunca no perímetro urbano como agora”, disse.
Somente na região dos Macucos, cinco casos da doença foram confirmados, na semana passada. Conforme Ademir, a vigilância sanitária coletou, nos últimos 10 dias, 500 lâminas com o objetivo de identificar o foco da doença. “As lâminas fazem parte de uma busca ativa para tentar localizar onde está o foco. Acreditamos que a doença esteja alojada em uma pessoa que não apresenta os sintomas. Até pela época do ano esse deve ser o nosso grande problema” explicou.
No Bairro Pioneiro apenas um caso foi confirmado até o momento. No início do ano, Lucas do Rio Verde enfrentou muitos problemas com a doença e 4 pessoas morreram devido as complicações da doença.