PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 5º pior índice de vacinação contra H1N1

PUBLICIDADE

A vacinação contra Influenza A H1N1 encerra hoje em Mato Grosso com índice abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Enquanto a média nacional de imunização ficou em 88%, o Estado ocupa a 23º posição do país com 76% de cobertura enquanto o mínimo recomendado é de 80%. Desde o início da campanha nacional Mato Grosso registra números pouco satisfatórios.

Mato Grosso ficou acima somente dos estados do Pará (75%), Bahia (73%), Amazonas (70%) e Roraima (69%). O Ministério da Saúde recomenda que os municípios que não alcançaram as metas adotem estratégias, de acordo com a realidade local, para continuar vacinando os grupos que ainda estão com baixa cobertura.

O alcance de 76% do público-alvo foi contabilizado até às 18h de quarta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, contrariando os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que anunciou no dia 14 uma cobertura de 80,27%. Conforme o ranking da secretaria, as menores adesões ocorreram entre as crianças de 2 anos a 4 anos (39,03%), portadores de doenças crônicas menores de 60 anos (59,02%), gestantes (66,09%) e pessoas com idade entre 30 e 39 anos (64,77%). Os demais grupos foram satisfatórios: trabalhadores da saúde (80,33%), população indígena (82,67%), crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos (114,08%), de 20 a 29 anos (76,79%), portadores de doenças crônicas maiores de 60 anos (203,01%). Porém, o registro oficial de todo alcance da Campanha no Estado será oficializado na próxima semana, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria.

No Estado ainda não há informações sobre uma possível nova prorrogação de data. Por enquanto, oficialmente, a campanha encerra hoje.

Em todo Brasil foram vacinados 92 milhões de pessoas, o que representa 42% da população nacional. Os estados do Paraná (106%), São Paulo (97%) e Santa Catarina (97%) tiveram a maior adesão.

Nos grupos populacionais específicos, a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo foi atingida entre doentes crônicos, crianças menores de 2 anos, adultos de 20 a 29 anos, trabalhadores de saúde e indígenas. Ainda não atingiram a meta o grupo de adultos de 30 a 39 anos (70% de cobertura), gestantes (73%) e crianças de 2 anos a menores de 5 (40% de cobertura).

No caso das crianças menores de 5 anos, no entanto, a estimativa é que a cobertura real seja muito maior. Isso porque muitas delas podem ter se imunizado junto com a faixa etária dos menores de 2 anos, que atingiu 119% da cobertura. Além disso, parte das crianças menores de 5 anos também foi vacinada na etapa de doentes crônicos.

Vacinação – As doses serão aplicadas durante o dia de hoje em todas as unidades de saúde de Cuiabá e interior. A população de Cuiabá e Várzea Grande também pode recorrer ao Ganha Tempo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE