Lucas do Rio Verde atingiu 57,1% da meta prevista de imunização contra a paralisia infantil, em crianças com até cinco anos. O percentual corresponde a 1,9 mil crianças. O estimado pelo Ministério da Saúde, nesta primeira etapa é de 3,3 mil. A campanha começou no sábado, em todo o país, com o dia D. No Estado, a meta é imunizar pouco mais de 262,9 mil crianças com até 5 anos. Deste número, 108,2 mil já receberam a gotinha. O que equivale a cerca de 41% da meta.
Esta etapa segue até dia 9 de julho. A dose está disponível em todos os postos de saúde. Em Sinop, dos 10,8 mil previstos, 37,97% foram cumpridos no primeiro dia de vacinação. Já em Sorriso, até ontem, 3,1 mil crianças receberam a gotinha.
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.