quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso deve imunizar 262,9 mil contra paralisia infantil

PUBLICIDADE

A primeira etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil, ou poliomielite, que começa neste sábado, com o dia D, deve imunizar aproximadamente 262,9 mil crianças com até cinco anos em Mato Grosso. O número faz parte da meta divulgada pelo Ministério da Saúde que, neste ano, tem como slogan a frase “vacinou, é gol “, alusivo a da copa do mundo de futebol.

No pólo de Sinop, que abrange 16 cidades, a estimativa é que 31,2 mil crianças sejam imunizadas. 10,8 mil são apenas em Sinop, onde os postos de saúde e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atenderão, sábado, entre 8h e 17h. Já em Sorriso, a meta é de 5,5 mil e a campanha começou nas comunidades. Sexta, por exemplo, equipes estarão no assentamento Jonas Pinheiro entre às 13h45 às 14h30 na igreja local e, entre 14h45 e 15h30, na sede da comunidade.

Na regional de Cuiabá, a estimativa é a imunização de 76,8 mil crianças. O número compreende 11 cidades. Já no pólo de Rondonópolis, que tem 17 cidades, são 36,2 mil crianças na primeira etapa, que encerra em 9 de julho.

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Dados apontam que uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE