PUBLICIDADE

Comissão avalia ampliação do perímetro urbano de Sorriso e mudança de anel viário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Membros da Comissão Normativa de Legislação Urbanística (CNLU) discutiram hoje a possibilidade da ampliação do perímetro urbano de Sorriso. A reunião também analisou a alteração de zoneamento de um trecho de área de expansão urbana para Zona Industrial 1 (ZI 1), permitindo assim a implantação de um loteamento industrial; a mudança do traçado do anel viário em seu eixo Leste; e a modernização da lei municipal que trata sobre o parcelamento do solo urbano.

“Em síntese, as mudanças vêm acompanhar a dinâmica do crescimento de Sorriso, trazendo mais agilidade ao processo de ocupação urbana, com total respeito à legislação e sempre com foco na sustentabilidade”, resume o secretário da Cidade, Jan Assad Lahamm.

A ampliação do perímetro urbano versa sobre o avanço da “cidade” para além das margens do Rio Teles Pires, acompanhando desta forma o intenso processo de crescimento do município. “O planejamento da expansão garante que a ocupação ocorra com padrões adequados de urbanização, evitando impactos negativos na mobilidade e desenvolvimento, possibilitando a implantação de infraestrutura adequada”, contextualiza o gestor, acrescentando que a inclusão da área no perímetro urbano viabiliza novos empreendimentos imobiliários, promovendo a valorização e incentivando novos investimentos, fortalecendo a economia.

Justamente para dinamizar o processo de disponibilização de equipamentos comunitários, a CNLU também considerou positiva a alteração da Lei Municipal 349 de 2021. Atualmente, toda vez que é aprovado um loteamento, o loteador precisa disponibilizar ao município uma área para que seja construído um equipamento comunitário, um espaço público voltado à interação e ao bem-estar da sociedade, como unidade de saúde, de assistência social, ou escola, por exemplo.

A proposta é que, em vez de somente doar área para que a prefeitura construa os prédios, haja a possibilidade de o loteador já entregar uma edificação pronta. A proposta, neste caso, seria reduzir a área que o loteador precisa dispor para destinar ao equipamento comunitário.

Outra proposta avaliada pela CNLU foi a alteração do traçado do Anel Viário, em seu eixo Leste, entre a BR-163 e MT- 242 (Sorriso | Nova Ubiratã). Com a nova opção logística, os caminhões pesados devem desafogar o trânsito na região central e o novo traçado também deve, naturalmente, figurar como nova opção para empresas do ramo de máquinas e implementos agrícolas, entre outras do setor.

Com o aval da CNLU, que funciona como uma instituição de caráter consultivo, as mesmas propostas seguem para validação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess). Se forem aprovadas, as alterações serão compiladas em projeto de lei, que seguirá para apreciação dos vereadores.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem crescimento de 40% no número de empresas abertas; maioria é MEIs

A capital do Nortão registrou 1.587 novas empresas de...

Lucas do Rio Verde tem aumento de dengue e 60% dos focos estão na casas

Lixo doméstico, latas, lonas, calhas e plantas, esses são...

Governador vistoria obras quase concluídas do Parque Tecnológico de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes vistoriou hoje as obras do...

IFMT abre 230 vagas para seis cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estará com...
PUBLICIDADE