PUBLICIDADE

Mobilização marca dia de combate a tuberculose em Sinop

PUBLICIDADE

O Setor de Combate à Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (24), uma mobilização em função do "Dia Mundial de Combate à Tuberculose". Uma equipe esteve nas ruas prestando esclarecimentos e instruindo os passantes no caso de suspeitas de tuberculose. Pela manhã, das 7h às 9h, a movimentação foi na Avenida Júlio Campos com a Sibipirunas. À tarde os profissionais estiveram na Vitória Régia com a Jequitibás, das 16h às 18h.

De acordo com a coordenadora do setor, Jussara Woltmuth, o trabalho desenvolvido na rua foi proveitoso. "Foram distribuídos mais de três mil panfletos e pudemos perceber o interesse da população por informações. Falamos dos sintomas, do tratamento e da facilidade em realizar o exame", salientou. Conforme Jussara, o exame por escarro, primeira medida no caso de suspeita de tuberculose, pode ser feito gratuitamente nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e o resultado fica pronto em uma semana. O tratamento leva aproximadamente seis meses e também é gratuito, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A agente de saúde Dilce Mafissoni, apontou que a procura por orientações foi intensa. "Quem passou pelas equipes aproveitou para tirar dúvidas. No nosso trabalho, como agente de saúde, também falamos muito sobre tuberculose e hanseníase. É preocupante porque a tuberculose quando não tratada é muito fácil de passar de uma pessoa para outra, tem muita gente que acha que está com resfriado, com gripe e na verdade está com a doença", destacou.

Para o agente prisional João Carlos de Lara é preciso intensificar as ações de conscientização. "Essa atividade é muito boa porque existem muitos casos, a tuberculose tem avançado muito na região", disse. Segundo o setor de combate à doença, a atividade terá continuidade nas próximas semanas quando uma equipe formada por agentes de saúde vai realizar panfletagem e orientar em escolas e estabelecimentos comerciais.

Em 2009, 23 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Sinop e realizaram o tratamento. A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, é causada por microorganismo (Mycobacterium tuberculosis), pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges. Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE