A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, hoje, foram descartados 9 casos de pessoas com suspeitas de trem contraído o vírus Influenza A (H1N1) este ano. Estão sendo esperados resultados de 4 exames. Em Sinop foram 9 pessoas examinadas e, em Cuiabá, 4 casos. Até o momento, Mato Grosso, não tem confirmação de nenhum caso dos investigados desde janeiro.
Ano passado foram notificados 1.436 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 148 foram confirmados, 216 descartados o e 981 pessoas apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos, além de 29 pessoas que tiveram a confirmação para Influenza Sazonal (gripe comum).
O Estado terminou o ano com 148 casos confirmados. 29 de Cuiabá, 17 de Campo Novo dos Parecis, 14 de Barra do Garças, 13 de Campinapólis, 12 de Rondonópolis, 10 de Primavera do Leste, 11 de Sorriso, 9 de Sinop, 5 de Colíder, 5 de Cáceres, 5 de Tangará da Serra, 4 de Lucas do Rio Verde, 2 em Alta Floresta e há outras cidades com um caso cada. Em Mato Grosso morreram 28 pessoas e ainda são aguardados exames de 7 casos suspeitos. Rondonópolis foi quem mais teve vítimais fatais: 9.
“O Estado adota medida de divulgar o Boletim da Influenza A (H1N1) uma vez por mês, sendo divulgado na terceira semana de cada mês”, informa a assessoria