As notificações de dengue estão diminuindo nos últimos dias, garante o secretário de Saúde, Alberto Kinoshita. Em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias, ele apontou que é resultado dos trabalhos desenvolvidos no mutirão que começou, mês passado, as notificações e multas a donos de imóveis onde focos do mosquito, além da borrifação de veneno. “O que a gente observa é que a população, neste momento, tem participado muito apesar de muitas vezes sermos obrigados a efetuar as multas e notificações. Mas, com isto, temos obtido um resultado muito positivo”, explicou. A secretaria está preparando novo balanço de notificações e também do índice de infestação de mosquitos nos bairros. Em janeiro, conforme Só Notícias informou, foram registrados 74 casos de dengue clássica, um de febre hemorrágica e houve uma morte. 196 casos suspeitos são analisados.
Somente em janeiro, mais de 9,6 mil imóveis foram vistoriados, 480 proprietários notificados e 29 comerciantes multados, dentre eles uma agência bancária e algumas escolas particulares. O dinheiro “tem sido revertido para o fundo da prefeitura e, posteriormente, ficará no Fundo Municipal de Saúde ou Fundo do Meio Ambiente”, explicou.
Segundo o secretário, nas próximas semanas serão concluídos os trabalhos de mutirão. “Depois, faremos o que chamamos de levantamento de infestação rápida e, com isso, teremos uma ação mais real de como está a presença do mosquito na nossa cidade”, disse. Outro mutirão será desenvolvido a partir de abril. No entanto, Kinoshita aponta que neste intervalo será mantida as atividades dos agentes de saúde, com as visitações em bairros e a monitoração dos locais de maior aglomeração.
Leia ainda
Sinop tem mais recursos para combater a dengue