PUBLICIDADE

Definido reforço no combate a dengue após sobrevoo em Cuiabá e Várzea Grande

PUBLICIDADE

A mudança de comportamento da população mato-grossense deve ser uma das frentes de trabalho ao combate da dengue no Estado, conforme analisaram o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, e técnicos da Vigilância Sanitária de Cuiabá e Várzea Grande após sobrevoo realizado, nesta tarde de terça-feira para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue: o Aedes aegypti.

Num sobrevoo, de cerca de uma hora, sobre alguns bairros da Capital e o município vizinho foi observada a falta de conscientização da população na prevenção da doença. Segundo Augustinho Moro, “foram detectadas muitas caixas d’águas descobertas, tanto elevadas quanto no solo, lixos no fundo dos quintais e terrenos baldios com sacos plásticos, garrafas pets que, com certeza, estão proliferando os criadouros de mosquito”.

Em Cuiabá, os itens foram identificados nos bairros Dr. Fábio, Jardim Vitória e Dom Aquino, por exemplo. Conforme o supervisor Geral do Programa de Combate a Dengue da Capital, Fábio Henrique Oliveira Silva, a partir desta ação conjunta para identificação de possíveis focos do Aedes aegypti, trabalho de combate e intensificar as notificações vai continuar no município, por meio da Vigilância Sanitária, dos moradores que têm resistências em mudar o comportamento. “Os agentes vão continuar as visitas nas casas, orientando a população”, completou Fábio Henrique.

O supervisor Geral do Programa de Combate a Dengue de Várzea Grande, Ivan Nilson Rondon, disse que com o sobrevoo “pudemos ver o município de forma geral e que realmente o problema se concentra na cidade como um todo, que por isso é muito importante que se faça o combate e a conscientização da população o ano todo e não apenas no período das chuvas”, ressaltou. Com o sobrevoo, o grupo identificou a região da Grande Cristo Rei como a mais crítica de possíveis focos.

O Governo de Mato Grosso irá fortalecer o combate a dengue nos municípios mato-grossenses com mais 300 bombas costais e nove camionetes para o reforço das ações de vigilância sanitária no Estado. O secretário Augustinho disse ainda que vão continuar alinhados nas ações conjuntas para o trabalho de conscientização dos moradores, além de intensificar os veículos de Comunicação e envolver também as secretarias de Estado e municipais de Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Educação.

“Ontem (1º de fevereiro) o Governo realizou a maior entrega de máquinas. Pedimos para os prefeitos priorizarem, num primeiro momento, um mutirão de limpeza nos terrenos baldios, em toda cidade, juntamente com a sociedade”, contou o secretário de Saúde.

Realizaram ainda o sobrevoo, o responsável técnico do Centro de Informação Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cieves), Aparecido Alberto Rodrigues Marques, e o biólogo da Vigilância Ambiental do Escritório Regional da Baixada Cuiabana, Oscar Luiz Neto. O sobrevoo foi realizado com apoio da Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE