A mudança de comportamento da população mato-grossense deve ser uma das frentes de trabalho ao combate da dengue no Estado, conforme analisaram o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, e técnicos da Vigilância Sanitária de Cuiabá e Várzea Grande após sobrevoo realizado, nesta tarde de terça-feira para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue: o Aedes aegypti.
Num sobrevoo, de cerca de uma hora, sobre alguns bairros da Capital e o município vizinho foi observada a falta de conscientização da população na prevenção da doença. Segundo Augustinho Moro, “foram detectadas muitas caixas d’águas descobertas, tanto elevadas quanto no solo, lixos no fundo dos quintais e terrenos baldios com sacos plásticos, garrafas pets que, com certeza, estão proliferando os criadouros de mosquito”.
Em Cuiabá, os itens foram identificados nos bairros Dr. Fábio, Jardim Vitória e Dom Aquino, por exemplo. Conforme o supervisor Geral do Programa de Combate a Dengue da Capital, Fábio Henrique Oliveira Silva, a partir desta ação conjunta para identificação de possíveis focos do Aedes aegypti, trabalho de combate e intensificar as notificações vai continuar no município, por meio da Vigilância Sanitária, dos moradores que têm resistências em mudar o comportamento. “Os agentes vão continuar as visitas nas casas, orientando a população”, completou Fábio Henrique.
O supervisor Geral do Programa de Combate a Dengue de Várzea Grande, Ivan Nilson Rondon, disse que com o sobrevoo “pudemos ver o município de forma geral e que realmente o problema se concentra na cidade como um todo, que por isso é muito importante que se faça o combate e a conscientização da população o ano todo e não apenas no período das chuvas”, ressaltou. Com o sobrevoo, o grupo identificou a região da Grande Cristo Rei como a mais crítica de possíveis focos.
O Governo de Mato Grosso irá fortalecer o combate a dengue nos municípios mato-grossenses com mais 300 bombas costais e nove camionetes para o reforço das ações de vigilância sanitária no Estado. O secretário Augustinho disse ainda que vão continuar alinhados nas ações conjuntas para o trabalho de conscientização dos moradores, além de intensificar os veículos de Comunicação e envolver também as secretarias de Estado e municipais de Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Educação.
“Ontem (1º de fevereiro) o Governo realizou a maior entrega de máquinas. Pedimos para os prefeitos priorizarem, num primeiro momento, um mutirão de limpeza nos terrenos baldios, em toda cidade, juntamente com a sociedade”, contou o secretário de Saúde.
Realizaram ainda o sobrevoo, o responsável técnico do Centro de Informação Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cieves), Aparecido Alberto Rodrigues Marques, e o biólogo da Vigilância Ambiental do Escritório Regional da Baixada Cuiabana, Oscar Luiz Neto. O sobrevoo foi realizado com apoio da Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).