A prefeitura confirmou para amanhã, às 16h, no Sindicato Rural, reunião com associações e representantes de hospitais, clínicas e farmácias geradoras de resíduos hospitalares. “Vamos explicar a legislação e mostrar as alternativas para a gestão de coleta e destinação desses resíduos com a presença de membros da Sema, Ibama e uma empresa que trabalha com a coleta desse material”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, acrescentando que é uma ação que integrada com objetivo de regulamentar o gerenciamento desses resíduos no município de Sinop. Nos próximos 20 dias, o lixo hospitalar deve ser colocado em um contêiner e, depois, incinerado. Conforme Só Notícias já informou, após denúncias de moradores que o lixo era enterrado e poderia contaminar o lençol freático, a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) notificou a prefeitura para isolar a área no lixão.
A prefeitura esclareceu que a reunião será ampliada porque define-se como geradores de resíduos de saúde todos os serviços relacionados com atendimento á saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamento; serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centro de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem; dentre outros similares.
Uma das propostas que será feita é para que os empresários e entidades contratem empresa especializada para dar destinação correta no lixo hospitalar, como já é feito por algumas cidades do Nortão.
Veja vídeo sobre destinação incorreta do lixo hospitalar, feito esta semana, em Sinop