Os municípios mato-grossenses que ainda não informaram o mínimo de 20% do acompanhamento da saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o dia 13 de janeiro para enviar as informações – por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.
Em Mato Grosso, apenas em Vila Rica (993) e Tesouro (178) os beneficiários alcançaram 100% dos acompanhamentos. Em Sinop, das 2.244 famílias que participam apenas 296 fizeram o acompanhamento de saúde. Em Sorriso, dos 1.225, foram 681 que cumpriram as metas. Já em Nova Mutum, são 433 fizeram o acompanhamento dos 775 cadastrados.
Em Lucas do Rio Verde, das 1.087 famílias apenas 321 estão em dia com exames, vacinações ou pré-natal. E em Alta Floresta, 1.249 dos 3.097 fizeram o acompanhamento.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é necessário que as prefeituras verifiquem se as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família estão regulares com a vacinação e exame de crianças com até sete anos. Além disso, as gestantes devem estar em dia com pré-natal, com as consultas pós-parto e a com as participações em atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde local.
Os municípios devem alcançar mais que 20% do acompanhamento de saúde, que é o mínimo, para aumentar os repasses dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD).