O Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen -, em Cuiabá, receberá R$ 947,3 mil para melhor a estrutura e qualidade da equipe de profissionais. O repasse foi confirmado pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira. Ao todo serão R$ 18 milhões distribuídos para 19 laboratórios do país.
Para o recebimento do rapasse, os laboratórios selecionados deverão encaminhar à Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa, em até 90 dias, plano de trabalho, aprovado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). A data limite para o envio é 16 de março de 2012.
Conforme o Ministério, o plano de trabalho enviado para a Anvisa deve contemplar as ações e atividades para o fortalecimento da gestão da qualidade nos laboratórios, dando maior agilidade e segurança nos resultados, objetivando o atendimento às necessidades sanitárias dos produtos e serviços.
Os recursos deverão ser utilizados na capacitação de profissionais, aquisição de novos equipamentos, de materiais, entre outros. O repasse financeiro também pretende auxiliar os laboratórios de saúde pública a se adequarem as normas estabelecidas pela regulamentação internacional.