Com o período de chuvas iniciando o aumento nos casos de dengue começa a se tornar a preocupação no Estado. Não é o caso de Sorriso, onde a doença está controlada segundo o secretário de Saúde, Ednilson de Lima Olivera. Desde o início do ano foram registrados apenas 72 casos e, segundo o gestor, os trabalhos que já estão em desenvolvimento, como orientações e inspeções, continuarão sendo realizados.
O cenário é diferente de outros anos, como em 2010, quando de janeiro a dezembro, conforme dados divulgados anteriormente pela secretaria, foram feitas cerca de 880 notificações de dengue mas apenas 720 acabaram confirmadas por exames. No período, duas mortes foram identificadas. Já em 2009, os casos de dengue chegaram a 2,7 mil. Este ano, em Sorrso, não houve óbitos.
Em Mato Grosso, no recente balanço, foram identificados 8.510 casos de dengue desde janeiro (no mesmo período de 2010 chegaram a 41.566). Desse total, 41 são considerados graves e, seis mortes estão confirmadas (Sinop, Colíder, General Carneiro, Pedra Preta, Torixoréu e Ribeirãozinho).