PUBLICIDADE

Candidata propõe descentralizar ações no Conselho Regional de Enfermagem

PUBLICIDADE

A chaga 1, “Renovação”, que concorre a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren) propõe a descentralização das ações de assistência da entidade por meio de delegacias regionais. A candidata Elaine Morita, de Sinop, alega que as seções existentes são insuficientes para pólos regionais de Saúde no Estado. “Temos 6 seções espalhadas pelo estado de Mato Grosso, só que politicamente e geograficamente, estamos divididos em 16 regionais de saúde, então, teria que ter no mínimo, 16 seções, em cada regional”, disse, em entrevista ao Só Notícias.

Nessa plataforma de trabalho, ela ressaltou as ações que seriam desempenhadas nessas seções e levantou parcerias com os poderes públicos. “Por exemplo, atividades de avaliação e monitoramento quanto ao exercício do profissional, junto aos municípios, através de parceria com os gestores, tanto de estabelecimento de saúde quanto dos sistemas municipais de Saúde”.

No caso da parceria com o poder público, ela explicou que “funcionaria da seguinte forma: estarmos implantando ouvidores setoriais, para estarem acolhendo sugestões, tanto da comunidade, de uma forma geral, como dos profissionais que estão atuando na área”, detalhou.

Para regional de Sinop, Elaine propõe a ampliação no leque dos profissionais que prestam atendimento. “Aqui (Sinop) já existe [uma seção]. Só que a principal dificuldade é que na sede só tem um profissional de nível médio. Não tem profissional de nível superior fazendo orientações com relação à conduta e exercício profissional”, disse.

Além disso, ela também propõe a eleição de representantes do setor em cada uma das cidades pertencentes a regional de Sinop. “E ter em cada município pertencente a regional de Sinop, um número de 14 municípios [com 1,7 mil profissionais] circunvizinhos, um representante enquanto auxiliar e técnico de enfermagem e enfermeiro, para serem referência, com relação à atuação dos profissionais, de cada local”, afirmou.

A eleição da nova diretoria do Conselho Regional de Enfermagem será no próximo dia 11, das 8h às 18h, nos pólos de Sinop, na escola estadual Nilza de Oliveira Pipino; de Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Colíder, Porto Alegre do Norte, Sinop e Tangará da Serra. Atualmente, a presidência é de Vicente Pereira Guimarães. A chapa “Renovação” é integrada por:

Quadro 1 – enfermeiros
Elaine Morita Pereira de Souza (representante)
Cícero Fraga de Melo
Luiz de Figueiredo Almeida
Luciane Cegati de Souza
Adilson Gomes de Campos
Ivone Santana da Silva
Camila Onghero Ribeiro
Queli Cristina de Oliveira

Quadro 2 e 3 (técnicos e auxiliares)
Mario Marcio da Silva Barreto (representante)
Iraci Aparecida de Oliveira
Antonio Albino da Silva
Gasparina Justina de Castro
Saulo Cardoso Pinto de Arruda
Emilia da Cruz Silva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria...

Sinop: UBSs terão horário estendido e programação especial para homens no dia 28

A secretaria de Saúde está com uma programação especial...

Hospital Santa Casa promove mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela secretaria estadual...

Prefeitura no Nortão define compra de duas UTIs móveis e dois ônibus

A administração municipal em Tapurah (200 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE