A umidade relativa do ar está voltando a diminuir depois do aumento registrado no final de semana, com a passagem de uma frente fria e também, em algumas localidades, chuva. Com isto, a Defesa Civil voltou a emitir alertas aos mato-grossenses. De acordo com a nova publicação, a umidade pode ficar abaixo de 30% hoje e, até o próximo domingo (28), a tendência é que atinja percentuais ainda menores.
A população deve ficar atenta quanto os baixos índices de umidade do ar, que pode aumentar os riscos de complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, durante o período a recomendação é o aumento na ingestão de líquidos; além de umidificar ambientes por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, bem como molhar jardins.
A Organização Mundial de Saúde recomenda, ainda, que as pessoas não façam exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h e também que sejam suspensas as aulas de educação física nesse horário. Evitar aglomeração em locais fechados e, a utilização de soro fisiológico nos olhos e narinas para diminuir as irritações, também são algumas indicações.