Com o slogan “Essa corrente Precisa de Você. Doe Sangue”, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum lança, às 13h, campanha de doação de sangue que pretende arrecadar pelo menos cem bolsas. Para isso, a secretaria conta com apoio do Banco de Sangue de Sorriso e do Laboratório Municipal. A exemplo da edição anterior, neste ano, a coleta será feita no PSF do Colina, no horário de 7 às 17h.
De acordo com a coordenadora da Secretaria de Saúde, Marines Uhde, a expectativa para a campanha é positiva por ser a primeira desde que o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, entrou em vigor, no mês passado, a partir da publicação da portaria 1.353. “Essa portaria estabelece os novos critérios para doação de sangue no Brasil, ampliando a faixa etária para doação”, observa Marines.
Além de inovar na ampliação da faixa etária para candidatos à doação, a nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. Faixa atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos. “Esta portaria representa um grande salto, pois amplia a proteção a quem vai receber o sangue”, destaca a coordenador.
A coordenadora chama, ainda, a atenção para outro fato importante: a portaria determina, ainda, que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria. “Com isso, elimina-se do processo manifestação de preconceito, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”, resume Marines.