PUBLICIDADE

Judiciário e dois municípios no Nortão vão criar redes de enfrentamento à violência doméstica

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Após reunião com o juiz e diretor do foro da Comarca de Porto Alegre do Norte, Caio Almeida Neves Martins, os prefeitos de Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu e Canabrava do Norte se comprometerem em criar redes de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em seus respectivos municípios. A reunião ocorreu na quarta-feira (26 de fevereiro), na sede da Promotoria de Justiça da comarca.

Participaram do encontro os prefeitos, vice-prefeitos e secretárias de Assistência Social, respectivamente: Carlos Tomazetto, Romário Pessoa e Sônia Tomazetto (Porto Alegre do Norte), Sandro José Costa Luz, Wederson Correia de Moraes Silva e Andreia da Silva Oliveira (São José do Xingu), Ricardo Babinski e Moadil Fernando (Confresa) e Neuilson da Silva Lima, Flávio Moreira Borges e Rosinha Lima dos Santos Silva (Canabrava do Norte), além da promotora de Justiça Daniela Moreira Augusto.

De acordo com o juiz Caio Martins, “outros temas estavam na pauta e como houve a demanda da Cemulher na segunda-feira, aproveitei a oportunidade de sensibilizar sobre a necessidade de criação e fortalecimento das redes”. Segundo ele, Porto Alegre do Norte é a 11ª comarca das 79 a expedir mais medidas protetivas no ano de 2024.

De acordo com a assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), Ana Emília Sotero, a assinatura do protocolo de intenção é o primeiro passo para instalação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

A comarca de Porto Alegre do Norte é a primeira a conseguir a adesão de prefeitos, desde a convocação da desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora da Cemulher, para que os municípios mato-grossenses criem suas redes, atendendo ao que dispõe a Lei federal nº 14.899/2024. No dia 19 de fevereiro, ela proferiu palestra sobre o tema, durante o Encontro Mato-grossense de Municípios, voltado aos gestores municipais. E no último dia 24, a desembargadora fez a mesma sensibilização, dessa vez, junto aos juízes que atuam em Varas de Violência.

“Mato Grosso tem 26 redes de enfrentamento à violência contra a mulher instaladas. Onde não tem, os juízes estão chamando os prefeitos, falando o que é a rede e colhendo a assinatura deles no compromisso de criar redes. Isso é uma determinação da desembargadora, para que a meta de 50 redes sejam criadas durante a Semana da Justiça Pela Paz em casa, entre os dias 10 e 14 de março, mas muitos estão se antecipando, o que é muito bom!”, afirma Ana Emília.

Ela explica ainda que, após a criação da rede, a equipe da Cemulher vai até a comarca para realizar as capacitações junto aos membros. “Na Semana da Justiça Pela Paz em Casa, vamos passar por cinco comarcas, onde terá assinaturas de prefeitos. Depois, estaremos em Colíder e Nova Canaã, entre os dias 17 e 21 de março, sendo que Colíder já tem sua rede e Nova Canaã vai aderir. A capacitação em Porto Alegre do Norte ocorrerá entre os dias 22 e 23 de abril”, informa.

A informação é da assessoria do Tribunal de Justiça.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo estadual abre licitação para asfaltar 54 km de rodovia em Mato Grosso

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) abriu...

Sinop destina recursos para reforçar ações em lar de idosos

A prefeitura definiu dispensa de licitação, este mês, voltada...

Prefeito e chefe da Casa Civil de MT alinham investimentos para Cuiabá

O secretário-chefe da Casa Civil do governo de Mato...

Juara terá nova sede de escola militar com capacidade para mais de mil alunos

A prefeitura de Juara (300 quilômetros de Sinop) iniciou...
PUBLICIDADE