PUBLICIDADE

Nova Mutum vacina 5ª população contra hepatite; veja postos

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, na 5ª feira, di D de combate a hepatite, doses da vacinas no Centro Municipal de Saúde e em mais quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF): Parque do Sol, Jardim e Araras, na cidade e Ranchão, na zona rural, sendo que no primeiro, o horário de atendimento é até as 24h. Nos demais das 7h às 11h e das 13h às 17h. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Luciane Mayer, quem não puder comparecer na quinta-feira, pode procurar as unidades da rede também na sexta-feira, até as 15h para receber o remédio ou diariamente nos postos. "A vacina faz parte do esquema de rotina, a Campanha é uma forma de concentrar esforços, mobilizando a sociedade como um todo para proteger o maior número de pessoas", explica.

Jovens até 24 anos devem ser imunizados contra hepatite B e pessoas maiores de 45 contra a hepatite C. O lançamento do Plano de Combate a essas doença será realizado em Brasília e, inclui ainda, públicos secundários: gestores e profissionais de saúde, gestantes, profissionais de salões de beleza e de estúdios de tatuagens.

As hepatites são consideradas importantes questões de saúde pública e por isso, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, merecem mobilização, capacitação e constante troca de informações entre gestores, profissionais de saúde e sociedade. "Para combatê-las os governos utilizam diversas formas, multiplicando assim as informações e padronizando procedimentos sobre o tema", explica.

Luciane lembra que na quinta-feira será oferecida a primeira dose. Posteriormente, devem ser aplicadas outras duas, sendo a segunda dose um mês após a aplicação da primeira, e a segunda, seis meses após a primeira dose. "A primeira dose oferece uma proteção de 50%, a segunda de 75% e a última de 100%", explica a coordenadora. Ainda segundo a coordenadora, principalmente, integrantes de grupos considerados de risco e que não tenham comprovação de já terem tomado a vacina, não devem deixar de procurar os postos.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE