A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, na 5ª feira, di D de combate a hepatite, doses da vacinas no Centro Municipal de Saúde e em mais quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF): Parque do Sol, Jardim e Araras, na cidade e Ranchão, na zona rural, sendo que no primeiro, o horário de atendimento é até as 24h. Nos demais das 7h às 11h e das 13h às 17h. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Luciane Mayer, quem não puder comparecer na quinta-feira, pode procurar as unidades da rede também na sexta-feira, até as 15h para receber o remédio ou diariamente nos postos. "A vacina faz parte do esquema de rotina, a Campanha é uma forma de concentrar esforços, mobilizando a sociedade como um todo para proteger o maior número de pessoas", explica.
Jovens até 24 anos devem ser imunizados contra hepatite B e pessoas maiores de 45 contra a hepatite C. O lançamento do Plano de Combate a essas doença será realizado em Brasília e, inclui ainda, públicos secundários: gestores e profissionais de saúde, gestantes, profissionais de salões de beleza e de estúdios de tatuagens.
As hepatites são consideradas importantes questões de saúde pública e por isso, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, merecem mobilização, capacitação e constante troca de informações entre gestores, profissionais de saúde e sociedade. "Para combatê-las os governos utilizam diversas formas, multiplicando assim as informações e padronizando procedimentos sobre o tema", explica.
Luciane lembra que na quinta-feira será oferecida a primeira dose. Posteriormente, devem ser aplicadas outras duas, sendo a segunda dose um mês após a aplicação da primeira, e a segunda, seis meses após a primeira dose. "A primeira dose oferece uma proteção de 50%, a segunda de 75% e a última de 100%", explica a coordenadora. Ainda segundo a coordenadora, principalmente, integrantes de grupos considerados de risco e que não tenham comprovação de já terem tomado a vacina, não devem deixar de procurar os postos.