Balanço da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde aponta 3.030 crianças já foram vacinadas contra a poliomielite. O número representa 76% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o município, que é de 3.905 crianças. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Bárbara Marconi, ressalta que todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas e que a vacina está à disposição em todas as unidades de saúde.
Segundo o relatório, entre as crianças maiores de um ano de idade e menores de cinco, a meta ainda não foi alcançada pelo município. Bárbara chama a atenção dos pais para a importância da vacina como única forma de evitar a doença. "Normalmente, a poliomielite não mata, mas pode deixar graves sequelas, como a paralisia infantil".
Além das duas gotinhas que podem proteger as crianças contra a pólio, também estão disponíveis as vacinas contra o tétano, difteria, coqueluche, sarampo, caxumba e rubéola, hepatite B e febre amarela. A campanha termina no dia 30 de junho. Para vacinar, basta os pais levarem os filhos a qualquer unidade de saúde, sem esquecer de apresentar a carteirinha de vacinação da criança.