PUBLICIDADE

Dia “D” contra poliomielite é hoje em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Começa oficialmente a primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), com expectativa de imunizar 244,6 mil crianças com até cinco anos. Hoje, os postos de saúde mato-grossenses devem atender entre 8h e 17h. Com o slogan “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças”, a vacinação encerra dia 22 de julho.

No ano passado, Mato Grosso atingiu 98,11% de cobertura vacinal na primeira etapa e, para esta edição, a expectativa é repetir os números. A segunda etapa contra poliomielite será entre 13 de agosto a 16 de setembro ( na ocasião será feita também vacinação contra sarampo).

Em Nova Mutum, além dos postos, a gotinha será aplicada no ambulatório municipal entre às 8h e 17h. A meta é imunizar 2.686 crianças e pelo menos 17% já receberam a dose. Já em Lucas do Rio Verde, a estimativa é atender pelo menos 3.275 crianças nesta etapa. Número semelhante a Alta Floresta, onde é previsto 3,8 mil.

Em Sinop, onde a meta é imunizar 9,5 mil crianças, as doses estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Araras, Primaveras, União, Alto da Glória, América, Menino Jesus, Camping Clube, Setor Industrial, Ibirapuera, Bom Jardim, São Cristóvão, Oliveiras, Boa Esperança, Nações, Botânico, Scholtão, Imperial e CAPS, entre 7h30 e 17h30 neste dia D.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE