Médicos da rede pública de Cuiabá decidiram voltar ao trabalho com acordo de aumento de 30% no Índice de Valorização de Qualidade (IVQ), porém, a categoria afirma que vai continuar as negociações para repor as perdas que chegam a 200%. A informação foi divulgada pelo representante do Sindicato dos Médicos de Cuiabá Carlos Alberto Coutinho em tribuna livre na sessão de hoje da Câmara Municipal. O vereador do PMDB Domingos Sávio foi o autor do convite ao médico.
Segundo Coutinho, há 10 anos não há correção nos índices da tabela do SUS. Com muitos pacientes para serem atendidos em pouca estrutura e com baixa remuneração salarial, os profissionais não têm interesse em atuar na rede pública. "Nós aceitamos interromper a greve para tentar atender as cirurgias que estão paradas, voltamos ao trabalho porque sentimos a necessidade da população, mas ainda vamos discutir o aumento da nossa verba, que foi de apenas 30%, sendo que nossas perdas chegam a 200%", afirmou.
Coutinho solicitou que a Câmara acompanhe as negociações com a Prefeitura e frisou que não adianta investir em outros setores se não há saúde. "A saúde é nosso bem maior, sem saúde não há trabalho, não se sobrevive", argumentou.