PUBLICIDADE

Prefeito e comitiva visitam fábricas no RS em busca viabilizar investimentos em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícia/Wellinton Cunha (foto: reprodução)

O prefeito Roberto Dorner (PL), o vice-prefeito, Paulinho Abreu (Republicanos) e a secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, encerraram, ontem, a visita de benchmarketing ao Rio Grande do Sul. Em Sarandi (328 km de Porto Alegre) se reuniram com o prefeito Pablo Mari (União) e lideranças locais, conheceram a indústria têxteis da cidade, que conta atualmente com mais de 200 empresas, das quais cerca de 80% nasceram a partir de qualificação profissional promovida pela administração pública e associações da cidade.

O vice-prefeito destacou que as fábricas foram criadas no final dos anos 1990, em uma época de crise financeira para a cidade e, atualmente, vendem produtos para vários Estados, incluindo Mato Grosso. “As pessoas se qualificaram e iniciaram na indústria de confecção, então é uma história importante que a gente pode se espelhar para introduzir em Sinop alguns novos conceitos de empreendimentos, podendo ser até da confecção, mas são histórias de troca de experiência muito importantes”, avaliou.

A secretária Faira afirmou, ao Só Notícias, que, há dois anos, vem fazendo um intercâmbio de ideais com associações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para entender como viabilizar para a indústria têxtil se tornar “uma nova economia” em Sinop. “Até pensando na produção do algodão que nós temos aqui e talvez iniciar até por uma indústria que utilize dessa matéria-prima para a produção da malha, que é possível de ser transformada e otimizada, fazendo com que a entrega final, a peça de roupa, chegue ao consumidor por um custo-benefício menor, porque hoje as nossas lojas precisam ir para fora, fazer coleções fora, fazer essa transição de Estados e notas fiscais, aonde o imposto acaba elevando o preço da peça”, explicou.

Ela ainda destaca que, assim como aconteceu em Sarandi, o fortalecimento da indústria pode impulsionar a qualificação da mão-de-obra, especialmente com cursos voltados para o público feminino.

A partir de agora, será feito levantamento junto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico para ver quais são as formas e ferramentas que a prefeitura possui para implantar o projeto.

Dorner agradeceu a disposição dos gestores públicos de Sarandi. “Nos receberam muito bem e nós ficamos felizes, a recepção foi muito grande e pelo último dia de nossa viagem, termos passado por essa maravilhosa cidade”, afirmou.

Conforme Só Notícias já informou, o prefeito e comitiva estiveram em Porto Alegre conhecendo os sistemas de gestão e controle das operações de segurança desenvolvidos nas cidades gaúchas

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE