Mato Grosso registra, até o momento, o menor índice de pessoas vacinadas contra gripe na região Centro-Oeste. Da meta de 428,3 mil pessoas apenas 41,73%, o que corresponde a 178,7 mil, foram imunizadas do último dia 25 até ontem, segundo dados do Ministério da Saúde. A campanha está programada para encerrar sexta-feira em todo o país.
Este é o menor percentual da região. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, 50,95% da meta, que é 421,9 mil pessoas, já foi cumprida. No Distrito Federal, das 323,4 mil pessoas relacionadas a receber a dose, 56,25% já procuraram os postos de saúde. Goiás tem o melhor índice. Dos 827,6 mil, 63% foram vacinados.
Até sexta-feira, mulheres grávidas, crianças com 6 meses a 2 anos; pessoas com 60 anos ou mais; índios e profissionais da saúde devem receber a dose que, além de combater a gripe comum, a vacina protege também contra vírus da influenza A (H1N1).
A vacina é contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo. Já a população que apresenta deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar primeiramente o médico antes de ir até os postos de vacinação.