O governador Mauro Mendes teve audiência, ontem à tarde, no Palácio Paiaguás, com diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso. O presidente Ednei Blasius destacou a importância do setor de base florestal para a economia estadual, bem como apresentou algumas demandas do setor como “a necessidade de acelerar a liberação dos planos de manejo florestal (extração seletiva de árvores para industrialização de madeira) em algumas regiões, permitindo que as comunidades tenham condições de trabalhar e garantir dignidade às suas famílias”, explicou. Os projetos de manejo são apresentados pelas indústrias madeireiras ou proprietários de áreas para a secretaria de Meio Ambiente (SEMA) que faz análise técnica e autoriza, ou reprova, a retirada de árvores de determinadas áreas.
“Além disso, abordamos questões tributárias e as perspectivas de mercado para os próximos anos”. “O setor de base florestal conserva mais de 5 milhões de hectares por meio do manejo sustentável e emprega diretamente mais de 14 mil trabalhadores. Em municípios como Aripuanã, Colniza, Nova Bandeirantes e Apiacás, essa atividade é essencial para a economia local, garantindo empregos e arrecadação de impostos”, apontou Blasius.
Outro assunto debatido foi a compensação e utilização dos créditos acumulados de ICMS pelas empresas exportadoras. O vice-presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Rafael Mason, alertou para a necessidade de tornar esse mecanismo mais eficaz. “Para manter a competitividade do produto nacional, é essencial que a desoneração das exportações e o direito à manutenção dos créditos sejam acompanhados de uma possibilidade real de recuperação desses valores”, afirmou Mason, através da assessoria.
A reunião também contou com a participação dos presidentes de sindicatos do setor florestal de Mato Grosso. Ao final do encontro, Blasius agradeceu o compromisso da gestão estadual com o setor. “O governo Mauro Mendes tem um olhar diferenciado para a base florestal. Em nome dos 523 associados do Cipem, agradecemos esse apoio e temos a certeza de que, em breve, teremos avanços na legislação, trazendo maior segurança e competitividade para os empresários do setor”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.