Muitos matogrossenses são esperados nos postos de saúde, hoje, durante o dia “D” contra gripe. A campanha, lançada na segunda-feira e com pouco mais de 2 mil imunizados, tem como meta atingir 428,4 mil pessoas no Estado, segundo o Ministério da Saúde. A campanha segue até dia 13 de maio. Na capital, onde a estimativa é vacinar 72 mil pessoas até o final da campanha, os postos atenderão a partir das 8h.
Em Sinop, onde a expectativa é imunizar 12 mil pessoas, as unidades de saúde estarão abertas entre 7h30 e 18h. Há pontos instalados ainda nas escolas Edeli Mantovani, Uilibaldo Gobbo, no Centro de Assistência Psico Social (CAPS), Unimed e na Gleba Mercedes. Em Lucas do Rio Verde, cujo objetivo é atender aproximadamente 3,4 mil pessoas, os postos de saúde atenderão entre 7h e 11h e, das 13h às 17h.
A estimativa, em Sorriso, é 6 mil pessoas. A vacina estará disponível nos postos de saúde, centro de convivência da terceira idade e na praça da juventude. Já em Alta Floresta, cuja campanha pretende atingir cerca de 7 mil pessoas, os postos de saúde manterão os atendimentos, hoje, entre 7h e 17h.
Deverão ser vacinadas gestantes, crianças com 6 meses a 2 anos; pessoas com 60 anis ou mais; índios e profissionais da saúde. Além de combater a gripe comum, a vacina protege também contra vírus da influenza A (H1N1). A vacina é contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo. Já a população que apresenta deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar primeiramente o médico antes de ir até os postos de vacinação.