O programa Fila Zero na Cirurgia já realizou 95,5 mil procedimentos, incluindo cirurgias, exames e consultas. O programa também reduziu de 59 para 26 dias a média do tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas no Estado. No ano passado, houve o incremento de 62 novos procedimentos ao programa, totalizando 465 cirurgias em portfólio. Dentre os procedimentos incluídos estão a cirurgia bariátrica, a reparação para pacientes que já passaram pela bariátrica e a reparação para pessoas que sofreram queimaduras no corpo.
Em 2023, o programa realizou 33,2 mil procedimentos, sendo 8,06 mil cirurgias; 18,1 mil exames e 7,02 mil consultas. Já em 2024, foram 53,3 mil procedimentos, sendo 15,9 mil cirurgias, 21, 2 mil exames e 16,2 mil consultas, aumento de 62% em comparação ao ano anterior.
“O programa Fila Zero é um dos maiores investimentos do governo do Estado na saúde de Mato Grosso. Esses milhares de procedimentos realizados proporcionam mais qualidade de vida para a população, com atendimento eficiente e de forma mais célere”, declarou, através da assessoria, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Além da inclusão de novos procedimentos, também foram alterados valores de 64 procedimentos que já eram contemplados pelo programa. A biópsia de punção, exame utilizado para o diagnóstico de câncer, foi um dos que sofreram aumento de valor.
Desde o início do programa Fila Zero na Cirurgia, R$ 80 milhões já foram repassados aos municípios. O programa conta, atualmente, com a participação ativa de 83 municípios e consórcios, que totalizam 147 propostas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.