PUBLICIDADE

Ministro suspende julgamento de medida contra lei de Mato Grosso que proíbe moratória da soja

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, atendeu ao pedido do governo de Mato Grosso e retirou da pauta de julgamento a medida cautelar contra a Lei Estadual 12.709/2024, que proíbe a concessão de incentivos fiscais para as empresas adeptas à moratória da soja. Segundo o governo estadual, o pedido foi feito através da Procuradoria-Geral do Estado, para que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes.

“Determino a intimação das partes autoras para que se manifestem sobre o pedido de designação de audiência de conciliação, no prazo comum de cinco dias”, escreveu Flávio Dino.

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, em outubro do ano passado, estabelece novos critérios para a concessão de incentivos fiscais no âmbito do Estado de Mato Grosso e, na prática, impede a concessão para as empresas adeptas da moratória da soja.

No entanto, a pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Verde e a Rede Sustentabilidade, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o ministro do STF suspendeu a Lei Estadual em dezembro do ano passado.

Na manifestação pela audiência de conciliação com as partes autoras da ADI, a PGE informou que o governo possui “tratativas para a solução consensual da questão” com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), “especialmente no que respeita à revisitação do acordo denominado moratória da soja.”

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Audiência discute situação da saúde em cidade no Nortão; “crise se arrasta há anos”, diz promotor

Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira para debater...

Defensoria aprova cotas para pessoas trans em concursos públicos em Mato Grosso

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de...

Carreta fica ‘entalada em viaduto em Sinop

Uma carreta ficou "presa" embaixo do viaduto do bairro...
PUBLICIDADE