PUBLICIDADE

Lucas: secretaria fortalece planejamento para melhorar atendimento na saúde

PUBLICIDADE

Com o aumento da população, em Lucas do Rio Verde, nos últimos anos, alguns setores dos serviços públicos ficaram sobrecarregados – um dos principais a saúde. Dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) apontam que em junho de 2008 o município estava com aproximadamente 10 mil famílias cadastradas nas unidades de saúde. Hoje está em torno de 15 mil. Para manter a qualidade dos serviços oferecidos pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando reuniões em todas as unidades. De acordo com o secretário, Pascoal de Oliveira, a medida surgiu da necessidade de atender mais pessoas, sem perder a qualidade. "Com o aumento da demanda, nós tivemos que buscar soluções e planejar melhor as ações para que pudéssemos continuar oferecendo o mesmo serviço que oferecíamos dois anos atrás", disse.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Luciane Ritter, um dos pontos mais importantes discutidos nas reuniões é a questão do acolhimento. Ela revela que uma das principais reclamações da população é quanto ao mau atendimento e a falta de informação. Ritter destaca que quando uma pessoa procura o serviço de saúde é porque esta passando por algum problema, por isso a necessidade de receber bem todas as pessoas que procuram as unidades. "O objetivo dos encontros é orientar os nossos profissionais para que eles possam oferecer o melhor atendimento a população", reforçou.

Outro ponto discutido nas reuniões é a questão do cumprimento das metas e o envio de relatórios ao Ministério da Saúde. Segundo o secretário, os recursos que o município recebe do Governo Federal dependem da realização de programas como o de atendimento a gestante, ao hipertenso e do cumprimento de metas estabelecidas pelo próprio ministério.

O secretário explica que o objetivo do município é priorizar o atendimento básico nas unidades de saúde e assim, atuar na prevenção das doenças.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE