Aumentou o índice de infestação do Aedes Aegypt, transmissor da dengue. Está acima de 1% e, para a Secretaria Municipal de Saúde, indica estado de alerta. Em janeiro, de cada 100 casas visitadas, em 3,31 foram encontrados focos do mosquito. “Se não cuidarmos agora, poderemos sofrer com uma epidemia da doença”, alertou o secretário Ednilson Oliveira. Os bairros Jardim Bela Vista, Jardim Tropical e a área central como os mais críticos.
Os agentes da epidemiologia estão fazendo, em toda a cidade, o trabalho de prevenção e tratamento, visitando todas as residências com o objetivo de eliminar focos. “É importante lembrar os cidadãos que manter a casa e o quintal limpo já é um grande passo para evitar a dengue, pois uma tampinha de garrafa pode ser o suficiente para o mosquito se desenvolver”, advertiu o prefeito Chicão Bedin. “Corremos o risco de ter uma infestação em Sorriso e precisamos evitar que isso aconteça. Para isso, precisamos que cada um faça a sua parte. É importante frisar que a responsabilidade do combate à dengue não é apenas do Poder Executivo, mas de todo cidadão. Nós estamos fazendo a parte que nos compete, e precisamos da participação efetiva de cada cidadão”, advertiu.
A Secretaria Estadual de Saúde aguarda resultados de exames de uma pessoa que faleceu em Sorriso e a suspeita é por dengue. Não foi informado se residia em Sorriso ou se é de outra cidade e estava no Hospital Regional sendo atendida.
Leia ainda
Veja o novo balanço de casos de dengue no Estado