PUBLICIDADE

Funasa reforça combate a dengue em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na sua nova atribuição tem um papel no combate à dengue no país. Em Mato Grosso a Superintendência Estadual da Funasa (SUEST) se une ao Governo do Estado e com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande numa mobilização do combate a Dengue.

A ação prevê inicialmente o ato de lançamento do Plano de Ação Integrado no enfrentamento da dengue, trabalhos institucionais e no entorno das suas sedes com o controle vetorial por meio da busca ativa dos focos, capacitações dos técnicos da entidade, ações educativas com distribuição de folderes, camisetas e bonés com mensagens no combate a dengue.

"A ação marca o início das novas atribuições da Funasa delegadas pelo Ministerio da Saúde que vai desde o papel estratégico da instituição na implementação das políticas, programas e ações de saúde e saneamento no Brasil, relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como o papel no órgão no combate a dengue", disse o superintendente da Funasa em Mato Grosso, Francisco Holanildo Silva Lima.

O secretario de Estado Saúde, Pedro Henry, disse que o Estado está pronto na contribuição do fortalecimento das ações do Ministerio da Saúde que agora agrega a Funasa como mais um elemento que fortalece a união nas ações no combate a dengue não só em Mato Grosso como em todo o país. "Temos que atuar de forma integrada com as parcerias dos municípios, das instituições no âmbito intersetorial na consolidação da eficácia das ações do controle da dengue. Trata-se de uma doença que mata e a conscientização coletiva é que dará sucesso em nossas ações".

O superintendente de Vigilância em Saúde em Mato Grosso, Oberdan Lira, disse que a ação marca o início da integração da Funasa com o Governo do Estado no enfrentamento da dengue. "As capacitações visam troca de experiências entre o órgão e o Governo nos planos de contingencia da doença".

"A Funasa lança nesta ação o seu plano macro de ações já definidas a serem executadas nas áreas de saúde, saneamento, meio-ambiente. As ações de controle da dengue agirão de forma integrada com ênfase nas ações em educação de saúde ambiental, controle da qualidade da água para consumo humano, saneamento ambiental e destinação final de resíduos sólidos", disse Francisco Holanildo Silva Lima.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE